terça-feira, 2 de junho de 2020

S. JOSEMARÍA ESCRIVÁ. DIREITO À INTIMIDADE, RESPEITO, CARIDADE



A MINORIA SECTÁRIA

Depois de haver defendido o direito à intimidade das pessoas e das instituições S. Josemaría lamenta que haja um grupo que, apesar de tudo, parece que não quer entender o que seja o respeito pelo próximo. Diz ele:

"... Nunca faltará uma minoria sectária que, não entendendo o que eu e tantos outros amamos, quereria que explicássemos as coisas de acordo com a sua mentalidade: exclusivamente política, alheia aos valores sobrenaturais, atenta unicamente ao equilíbrio de interesses e de pressões de grupos. Se não recebem uma explicação dessa natureza, errônea e ajeitada a seu gosto, continuam a pensar que há mentira, dissimulação, planos sinistros.

"Devo dizer que esses casos não me entristecem nem me preocupam. (...) Sou aragonês e, até pelos aspectos humanos do meu caráter,amo a sinceridade; sinto uma repulsa instintiva por tudo o que suponha embuço"(...).

COLÍRIO NOS OLHOS

"O pesadelo dos fariseus não consistia em não verem Deus em Cristo, mas sim em se encerrarem voluntariamente em si mesmos; em não tolerarem Jesus, que é a luz, lhes abrisse os olhos. Esse nevoeiro tem resultados imediatos na vida de relação com os semelhantes. O fariseu que, julgando-se luz, não deixa que Deus lhe abra os olhos, é o mesmo que tratará soberba e injustamente o próximo, rezando assim: Dou-te graças porque não sou como os outros homens, ladrões, injustos e adúlteros, nem como este publicano. E quanto ao cego de nascença,que persiste em contar a verdade da cura milagrosa ofendem-no:  Saíste do ventre de tua mãe coberto de pecados, e queres ensinar-nos? E expulsaram-no. 

"Entre os que não conhecem Cristo, há muitos homens honrados que, por elementar circunspecção, sabem comportar-se delicadamente: são sinceros, cordiais, educados. Se eles e nós não nos opusermos a ser curados por Cristo da cegueira que ainda resta em nossos olhos, se permitirmos que o Senhor nos aplique esse logo que em suas mãos, se converte em colírio mais eficaz, compreenderemos as realidades terrenas e vislumbraremos as eternas sob uma luz nova, a luz da fé, teremos adquirido um olhar limpo.

A VOCAÇÃO DO CRISTÃO

"Esta é a vocação do cristão: a plenitude dessa caridade que é paciente, benigna, não tem inveja, não é temerária,não se ensoberbece, não é ambiciosa, não é interesseira, não se irrita, não pensa mal,não se alegra com a injustiça, compraz-se na verdade, tudo desculpa, tudo crê, tudo espera, tudo sofre (1. Cor XIII, 4-7).
(...)

PENSAR MAL

"Surpreendia-nos no começo a atitude dos discípulos de Jesus perante o cego de nascença. Comportavam-se na linha do refrão infeliz: pensa mal e acertarás. Depois, chegam a conhecer melhor o Mestre, apercebem-se do que significa ser cristão, e a partir daí suas opiniões inspiram-se na compreensão. 

SÃO TOMÁS: EM ALGO O PRÓXIMO É SUPERIOR A NÓS

"Em qualquer homem - escreve São Tomás de Aquino - existe sempre algum aspecto que nos permite considerá-lo superior a nós, segundo as palavras do Apóstolo: "Levados pela humildade, tende-vos uns aos outros por superiores" (Filip., II, 3). De acordo com estas palavras todos os homens devem honrar-se mutuamente  (São Tomás de Aquino, S. Th. II-II, q. 103, a.2-3). A humildade é a virtude que nos leva a descobrir que as manifestações de respeito pela pessoa - pela sua honra, pela sua boa-fé, pela sua intimidade - não são convencionalismos exteriores, mas as primeiras manifestações da caridade e da justiça.

E QUANDO SOMOS MAL ENTENDIDOS?

"E a decisão de nunca nos entristecermos se a nossa conduta reta for mal entendida pelos outros, se o bem que - com a ajuda do Senhor - procuramos realizar  for interpretado de um modo retorcido, e por um processo ilícito atribuírem a nossas intenções desígnios de mal, uma conduta dolosa e simuladora, perdoemos sempre, com o sorriso nos lábios. Falemos com clareza, sem rancor, quando nos parecer em consciência que devemos falar. E deixemos tudo nas mãos do nosso Pai-Deus, com um divino silêncio - Jesus autem tacebat, Jesus calava-se , se se trata de ataques pessoais por mais brutais e indecorosos que sejam. Preocupemo-nos apenas de fazer boas obras, que Ele se encarregará de que elas brilhem diante dos homens"

__________________________________________

(S. Josemaría Escrivá, É Cristo que passa", homilias. São Paulo, Quadrante, 1973. Partes dos pontos 70-72).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário