sexta-feira, 28 de janeiro de 2022

AS BOAS E AS MÁS COMPANHIAS

 

O texto de S. João Bosco é um belo exemplo de como a moral católica era pregada no seu tempo. Ensinamento claro que também encontrávamos nos conselhos de nossos avós e nos provérbios populares. 

Lembremos que ele trabalhava com jovens. 


São João Bosco




"
Há três espécies de companheiros: os bons, os maus e os que estão no meio termo. Com os bons podemos nos relacionar, que será muito frutuoso, com os medíocres somente quando houver necessidade, mas sem contrair familiaridade. quanto aos maus, devemos evitar sempre. 

Quem são esses terríveis maus companheiros? Todos que não se envergonham de ter conversas obscenas, murmuradores, mentirosos, blasfemadores; os que têm vida escandalosa e aconselham a desobedecer aos pais, a roubar, a transgredir os deveres. Todos esses são péssimos companheiros e ministros de Satanás, dos quais você deve fugir mais do que da peste e do demônio.

Quem andar com o virtuoso, será também virtuoso. Estando com os bons, eu garanto que alcançará o Paraíso. Pelo contrário, permanecendo com os perversos, sua alma corre grande perigo. 

Alguém poderá dizer: São tantos os maus, que seria preciso "sair deste mundo para poder evitá-los. É verdade que são numerosos e, é justamente por isso que o risco é grande. Lembre-se de que sempre terá a companhia de Jesus Cristo, da Bem-Aventurada Virgem Maria e do Santo Anjo da Guarda. Existirão companheiros melhores que esses? 

É possível encontrar bons amigos, juntos poderão frequentar os Sacramentos da Confissão e da Eucaristia. amigos que com palavras e exemplos, estimularão o cumprimento dos deveres sociais e religiosos. 

Desde que Davi, quando jovem, conheceu Jônatas, tornaram-se grandes amigos com proveito recíproco, porque um animava o outro nas práticas das virtudes."


São João Bosco: O Cristão Bem Formado, p. 22. Publicado originalmente por Alair Brandalise.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário