sexta-feira, 14 de janeiro de 2022

O PROBLEMA DO RESSENTIMENTO

 Valter de Oliveira


Há pessoas que facilmente esquecem o mal que lhes fizeram. Outras, pelo contrário, não esquecem. Algumas até dizem que perdoam, mas não esquecem. Fala-se que há problemas que herdamos da infância. Ou que nosso temperamento influi. Acredito. De qualquer modo, não é desculpa. Todos podemos educar o temperamento. Pode ser difícil. Nunca é impossível. 

Outro dia, lendo um livro de espiritualidade de John D. Nugent (1) encontrei suas considerações sobre o assunto. Ele fala de "um verme (...) que nos costuma roer por dentro e roubar-nos como nenhum outro a paz do espírito: o dos ressentimentos" (...) E continua:

"A palavra ressentimento significa "voltar a sentir". Trata-se de uma espécie de fita de vídeo particular que guardamos na nossa cabeça e que passamos e voltamos a passar até sabermos de cor e salteado cada linha e cada cena. Se o vídeo registrasse dias felizes passados ao sol, é bem verdade que não haveria um modo melhor de usar a memória. Via de regra, porém, não se trata desse tipo de filmes.

O vídeo a que se costuma chamar ressentimento é justamente o que registra as cenas em que fomos machucados, humilhados, confundidos ou tratados de maneira injusta por alguma pessoa ou situação do passado. Costuma ser tecnicamente de primeira qualidade: cada cena e cada palavra têm o brilho de um diamante, a trilha sonora é quadrafônica, e a dor e a humilhação que o incidente nos causou voltam uma e outra vez com toda a força. Pode ter sido filmado ao ar livre ou no estúdio (ou seja, os nossos ressentimentos podem ser reais ou imaginários), mas pouco importa. Seja como for, machuca-nos profundamente, suscita profunda ira no nosso íntimo e leva-nos a jurar vingança: mesmo que levemos um milhão de anos, chegará o momento de ajustarmos todas as contas de de acertarmos todas as dívidas...(2)".

Nugent pergunta: Como superar o ressentimento?

Poderíamos dizer que nossas más paixões devem ser combatidas com racionalidade. Acredito que possa ajudar. Entretanto ele diz: 

"Não é possível superar os ressentimentos mediante o raciocínio; aliás, nós mesmos sabemos muito bem que isso não passaria de um exercício sem sentido. As pessoas de quem juramos vingar-nos estão polidamente cuidando das suas próprias vidas, sem a menor consciência de se encontrarem incluídas na nossa "lista negra", e  o mais provável é que não estejam sequer pensando em nós. E nós, pobres mortais tolos, dedicamo-nos a conceder-lhes alojamento gratuito nas nossas cabeças, a dar-lhes a oportunidade de nos ferirem uma e outra vez, e ainda por cima pagamos a filmagem... Sabemos perfeitamente que não alcançaremos a paz de espírito enquanto não nos livrarmos da nossa coleção de home vídeos. Mas como? Quem quererá comprá-la?"

Mas, por que, só a racionalidade não resolve? poderíamos perguntar.

O autor responde:

"Mesmo tendo encaixado todas as razões certas no lugar certo, podemos perfeitamente fazer a coisa de maneira errada. Podemos, por exemplo, decidir friamente "deixar tudo isso para trás", desligar o televisor e fingir que nada aconteceu. Mas a dor emocional não se deixa prender assim: tem necessidade de exteriorizar-se. Se tentarmos emparedá-la, começará a arder e acabará por explodir; há mesmo alguns psiquiatras que afirmam que a depressão não é mais do que uma ira dirigida para dentro por não ter sido expressa no momento em que devia. Ou então podemos sentir-nos magoados, mas decidir imediatamente esquecer , e depois de alguns dias descobrir um fantasma inquieto a ronda pela nossa cabeça sem que saibamos o que é. 

Qual a solução?

Vejamos hoje o primeiro ponto. Está ligado a uma sadia espiritualidade.

"A verdadeira solução é dirigirmo-nos rapidamente ao conselheiro espiritual ou confidente (3) que tenhamos escolhido para contar-lhe o que aconteceu. Não deixamos nada de lado; relatamos o incidente narrando o que sentimos na ocasião e o que sentimos agora. Damos expressão às nossas emoções, à raiva, à vergonha e à humilhação que nos dominaram. A objetividade da pessoa que nos ouve - e a nossa própria humildade, ao revelarmos a nossa dor e a nossa fraqueza - extraem quase todo o veneno aos acontecimentos. Desta forma, ao invés de permanecermos sentados e de tentarmos resolver o assunto por nossa própria conta, tomamos a decisão de agir, o que por si só trará consigo a sua recompensa. E assim faremos a experiência de que um sem-número de coisas sobre as quais nos parecia difícil falar se tornam triviais quando conseguimos exteriorizá-las" 

Os outros pontos veremos no próximo post. Amanhã ou depois. De momento já temos bons pontos para refletirmos. 


Notas:
 

1. John D. Nugent. "Nervos, Preocupações e Depressão". trad. Henrique Elfes. São Paulo: Quadrante, 1992. p. 88-90.  

2. O livro foi escrito há 30 anos. Imagine o que ele diria dos ressentimentos da geração mi-mi-mi que fica melindrada por qualquer coisa, que exagera brutalmente tudo o que lhe acontece e que adora cultivar a mágoa no pântano da internet...

3. É preciso saber escolher o diretor espiritual e, principalmente, o confidente. Temos que saber escolher pessoas criteriosas, prudentes, discretas, que realmente possam nos ajudar. Bem sabemos que, infelizmente, há quem tenha como confidentes pessoas que também se afogam com seus problemas.  



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário