domingo, 9 de janeiro de 2022

CRISTO E O COPO D"ÁGUA. Valor das coisas simples

 Francisco Faus


    "É muito esclarecedor o que Jesus diz sobre o grande valor que pode ter um simples copo de água: "Todo aquele que der ainda que seja somente um copo de água fresca a um destes pequeninos, por ser meu discípulo, em verdade vos digo, não perderá a sua recompensa (Mt 10, 42). Quer dizer que tudo o que for bom e reto, tudo o que não for egoísta, por pequeno que seja, se é vivido com amor (a Deus e aos irmãos) passa a ser um bem eterno, que a morte não poderá levar. Jesus frisa especialmente as boas obras, as obras de misericórdia feitas em favor dos necessitados: "Tive fome e me destes de comer, tive sede e me destes de beber (...) . Todas as vezes que o fizestes a um destes meus irmãos mais pequeninos, a mim o fizestes" . É bonito perceber que, vivendo assim, agindo retamente, com coração grande, podemos tornar eterno, pelo amor, tudo o que fazemos.

    De fato, se vivêssemos deste modo, que medo poderíamos ter? É inevitável, certamente, o medo psicológico instintivo (pura reação emocional), que acomete diante de um perigo, um assalto, uma doença grave, uma incerteza... Mas o cristão pode superar esse temor graças à virtude da esperança, coisa que o descrente não pode. Pode superar isso, porque a esperança cristã (virtude teologal) nos garante, com absoluta certeza, duas coisas:

        - Primeira, que Deus é tão bom que faz concorrer tudo para o bem daqueles que o amam (Rom 8,            28), absolutamente tudo. 

       - Segunda, que, se lhe formos fiéis, o sorriso de Cristo estará nos aguardando, por assim dizer, na            porta da casa do Pai, para nos oferecer uma felicidade eterna, um Amor sem fundo e sem fim. "Eu         vou preparar-vos um lugar (...). Quero que onde estou, estejais vós comigo (...). Vinde, benditos de         meu Pai, tomai posse do Reino que vos está preparado desde a criação do mundo" (cf. Jo 14, 2-4;         Jo 17, 24; Mt 25, 34).

Excerto de A Ressurreição e a Esperança Cristã / Francisco Faus - Sãp Paulo: Quadrante, 2015 - (Temas Cristãos; 162), p. 33,34. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário