quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009


A LUZ DE DEUS NO MUNDO

Valter de Oliveira

Um mundo de contrastes

Estamos no início do século XXI. Nosso mundo, do ponto de vista técnico tem coisas extraordinárias, algumas até impensáveis há poucos anos. Com efeito, cada vez mais rapidamente surgem novas maravilhas daquilo que se convencionou chamar a terceira onda ou a revolução digital. Em poucos anos o homem produziu mais conhecimento do que fora feito em toda a história da humanidade.

Mas..., e sempre há um mas, ao lado das coisas que nos encantam, que nos entusiasmam, que nos dão esperança de um mundo melhor, avolumam-se problemas de toda ordem. Preocupamo-nos com o aquecimento global, com as guerras, a violência, as injustiças sociais. Assusta-nos a chamada crise da civilização, a confusão de idéias, a inversão de valores, a falta de fé. É uma crise de civilização. É uma crise de instituições. É uma crise do homem. O mesmo homem que das ruínas do Império Romano, no meio das invasões bárbaras, foi tocado pela graça, abriu sua alma para a Igreja, e criou uma nova sociedade, uma nova civilização: a Idade da Fé. Depois, ele resolveu olhar só para si mesmo. O antropocentrismo gerou o laicismo; este, o relativismo e o ateísmo. Hoje a Europa e, em grau maior ou menor, todo o Ocidente, rejeita suas raízes cristãs. E nosso pobre homem parece que não sabe mais o que fazer. Simplesmente porque a fuligem que levantou dificulta que ele veja a verdade. Ele não mais vislumbra a abadia no fundo do Vale....

Pessimismo? Nem de longe. Pura realidade. O que descrevemos está nos documentos dos últimos papas da Igreja. Está nas palavras do cardeal Ratzinger, quando Prefeito da Sagrada Congregação para a Doutrina da Fé:

“Se Deus não está presente, o mundo desertifica-se e tudo se torna aborrecido, tudo é completamente insuficiente. Hoje vê-se bem como um mundo sem Deus se desgasta cada vez mais, como se tornou um mundo sem nenhuma alegria” (1)

“A fé está ameaçada em toda a parte (2). E há um novo perigo. Há domínios da vida – e não são poucos – em que hoje volta a ser preciso ter coragem para se declarar cristão. Aumenta sobretudo o perigo de cristianismos adaptados, que a sociedade depois adota como formas filantrópicas do ser cristão. (...) O perigo de uma ditadura de opinião torna-se maior, e é excluído quem não concorda com ela”. (3)

Concluímos esta parte com outra frase do então cardeal Ratzinger:

“(...) o cristianismo, como já referi, volta sempre a estar sob o signo do grão de mostarda, mas é precisamente a partir daí que volta sempre a rejuvenescer” (4)

O que fazer?

Primeiro: orar. Somente almas que oram, almas inebriadas de amor por Deus podem mover o mundo para o bem. Por isso disse o Papa João Paulo II que a crise do mundo moderno é uma crise de ausência de santos.

Segundo: ter também a confiança que Deus jamais nos abandona. Que Ele só pede de nós que vivamos com coerência nossa fé. Que continuemos a crer na luz, na luz de Cristo. A luz que brotou de Claraval e iluminou a Europa e a Igreja de Deus. Luz que nunca se apaga. Luz que é a fonte de nosso otimismo. E que nos faz olhar o presente e o futuro sem receio. Que nos faz amar as riquezas cristãs do passado sem saudosismo. Que nos faz agradecer a Deus que nos colocou no mundo agora, no lugar em que vivemos, com os meios que temos, a fim de realizarmos a sua Santa Vontade. Sem a visão estreita deplorada pelo então cardeal Ratzinger, em entrevista a Peter Seewald:

“Na consciência da Igreja deu-se, pelo menos na Alemanha, um estreitamento imenso. Só olhamos para nós mesmos, ocupamo-nos de nós mesmos, lastimamo-nos por causa de nós mesmos, queremos que tudo funcione bem na nossa Igreja e quase já não vemos que a Igreja não existe só para si mesma, mas que temos uma palavra que tem alguma coisa a dizer ao mundo e que devia ser ouvida,(...)Esquecemo-nos demais de nossa verdadeira tarefa”. (5) Na mesma página, pouco antes, podemos ler:

“Não se dá muita atenção ao fato de que lá fora há 80% de não-cristãos que esperam pelo Evangelho ou aos quais, em todo o caso, o Evangelho também se destina”.

Atuar

Em suma o que Deus nos pede hoje é evangelizar. Ou re-evangelizar. Propagar o amor a Deus e aos homens. E é como os anjos no Natal de Cristo que devemos anunciar: “Não temais, trago-vos uma boa nova, uma grande alegria que é para todo o povo, pois nasceu-vos hoje um Salvador.(Lc 2, 10-11)


Que este blog ajude a cada um que o lê a viver sob a luz de Cristo, e a seguir fielmente e com júbilo, o caminho que Ele traçou para cada um de nós desde a eternidade.



(1) RATZINGER, Joseph. O Sal da Terra: o Cristianismo e a Igreja Católica no limiar do terceiro milênio: um diálogo com Peter Seewald, RJ, Imago Ed., 1997, p. 23.

(2) op. cit. p. 112

(3) op. cit. p. 124

(4) op. cit. p. 100

(5) op. cit. p. 129


2 comentários:

  1. Parabéns pelo artigo! O senhor é uma pessoa rara! Um abraço aqui do Sul de Nelson, Lia e Pedro.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela gentileza, sr. Nelson. Espero que nossos contatos se ampliem. Também com Lia e Pedro.

    Cordialmente,

    Valter de Oliveira

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário