domingo, 29 de agosto de 2021

CONHECER E IMITAR A VIDA DOS SANTOS




Dois rios de luz

O padre Francisco Faus, usando uma metáfora luminosa, afirma que há dois rios de luz, "que são também os dois pilares inabaláveis onde poderemos apoiar-nos com plena confiança na vida e na morte.

- E quais são esses dois rios?

- O primeiro é formado pelos santos , pela corrente ininterrupta dos santos que, ao longo de toda a história, jamais faltaram na Igreja e que refletem com as suas vidas o "rosto de Cristo". Eles são como tochas acesas pelo Espírito Santo, que, pela sua fidelidade mantém brilhando no mundo a "sinalização divina". Resplandecem como o sol (Mt 13, 43), são as luminárias no mundo (Fil 2, 15), e demonstram que o amor é mais forte do que o mal.

Estou convencido de que hoje, mais ainda do que em outras épocas, todas as pessoas de boa vontade - a começar pelos católicos - precisam conhecer e imitar a vida dos santos, precisam ler muitas vidas de santos: serão para todos janelas abertas a panorâmicas desconhecidas, empolgantes, onde verão reverberar a verdade e a bondade de Deus, que infelizmente desconhecem. Não duvide de que a verdade cristã está com os santos, na vida dos santos. No mais humilde deles há mais verdade que nos livros de mil teólogos tíbios ou envaidecidos".

Logo após Padre Faus cita uma homilia de Bento XVI sobre os santos, pronunciada por ele em 1994

"O admirável não é que nessa Igreja - que somos nós - haja pecados. . O admirável é que, apesar de tudo, a Palavra de Deus tenha continuado presente nela através dos séculos, que os Sacramentos permaneçam sempre os mesmos e se renovem uma e outra vez na sua força e frescor incorruptíveis. O admirável é que desse vigor da Palavra de Deus, e apesar de todo o bloqueio que lhe opomos, tenha nascido sempre de novo a renovação da Igreja e do mundo, que em todas as gerações tenham surgido santos. Também hoje os há; e, se não abrirmos os olhos apenas para a suspeita mas também para o bem, poderemos encontrá-los ao nosso redor",

- E o segundo rio?


- O segundo rio é o Magistério autêntico da Igreja (...)"

Falaremos dele no próximo post.

Bibliografia: FAUS, Francisco. Otimismo cristão, hoje: diálogo com um pessimista. São Paulo, Quadrante, 2008, p. 46,47.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário