quarta-feira, 4 de novembro de 2020

NOSSA ALMA DEVE SER DE ADMIRAÇÃO E DE TERNURA

 

Valter de Oliveira


Muito se pode dizer sobre a alma humana. Uma é que ela deve ser nutrida pela admiração e pela ternura.

Ad-mirar. olhar para. Admiramos quando contemplamos, de certo modo extasiados,  o que é excelente, o que é belo, o que está acima de nós, o que nos transcende. É alegrar-se quando vemos alguém maior do que nós, que voou mais alto. É ver no outro ou nas coisas imagens diferentes de Deus. 

Ternura é quando nos encantamos com algo que, de algum modo, é ou pode parecer menor do que nós. O sorriso e a inocência das crianças; a fragilidade cheia de dignidade e bondade de um idoso; o doce encanto das flores. 

A admiração pelo maior pode nos elevar e até desejar morrer por ele. Quando Carlos X teve que abdicar, um nobre soldado o olhou comovido e disse reverentemente: "Vous êtes mon roi, je voudrais mourrir pour vous". Vós sois o meu rei, eu queria morrer por vós. 

A admiração é o oposto do espirito invejoso, de quem não suporta ver algo de superior nos outros.


Curiosamente a ternura, também nos faz ver tudo de belo que há no menor. Nas flores, nas joias, no regato, na criança, no homem frágil, no pobre, até no miserável. 

E nos convida a ter um olhar de ternura, de proteção, de serviço. Se necessário de sacrifício, de generosidade, de holocausto. 

Virtudes são como o arco gótico. Um lado equilibra o outro. Daí sua beleza, daí sua força. 

Que a alma de cada um de nós seja como um arco gótico, sempre apontando para o Céu.


Termino convidando a todos a ver um belo exemplo de ternura. É uma menina cantando.

Ternura admirável. Ternura cada vez mais necessária em um mundo onde nos apresentam tantas coisas tristes. Ternura que ao invadir nossas almas pode nos fazer mais fortes no caminho do bem, da beleza, da verdade.

Vejam aqui: The amazing Amira singing 'O Mio Babbino Caro'! From the DVD 'Love in Venice', available at:

https://www.facebook.com/andrerieu/videos/10158979200617425




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário