domingo, 29 de novembro de 2020

JORNAL "O SÃO PAULO" E AS ELEIÇÕES MUNICIPAIS

 CAROS AMIGOS


Costumava ler os artigos de "O São Paulo", da arquidiocese paulistana com mais frequência. Nos últimos tempos, preocupado com outras fontes de informação, descuidei-me. Uma pena. Hoje entrei no site do jornal e encontrei diretrizes para a eleição municipal bem como sugestões do que deve ser mudado ou melhorado na administração da cidade. De momento cito dois pontos interessantes sobre a família. Gostei do caráter propositivo deles. (V.O.)

O texto completo chama-se "o olhar da Igreja sobre os problemas da cidade". 


EDUCAR COM OS VALORES DAS FAMÍLIAS

Os olhares da Igreja sobre os problemas da cidade e as soluções possíveis
Professor Edivan Mota

Colocar a família como centro do processo e democratizar e diversificar o sistema de escolarização na cidade de São Paulo deve ser a prioridade máxima da próxima gestão. O caminho prático, para tanto, é permitir que a família possa escolher como, onde e sob quais valores quer educar seus filhos. Isso pode ser feito por meio de convênios com instituições sérias e comprometidas com a educação e que ofereçam formação de qualidade e acessível àqueles que mais necessitam, principalmente nas periferias da cidade.

Muitas de nossas comunidades e paróquias já atendem, em parceria com a Prefeitura, nossas crianças em creches, pré-escolas e centros comunitários. Por que não estender este atendimento a toda a educação básica?

Estamos construindo com o Governo Federal e o Congresso Nacional uma mudança no Artigo 7° do projeto de lei (PL) 4372, para permitir que estados e municípios possam utilizar os recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) no estabelecimento de convênios com nossas comunidades para o atendimento das famílias nas escolas comunitárias confessionais.

A Igreja em São Paulo, com a ajuda de muitos parceiros, quer ampliar sua presença na vida das famílias e na formação das futuras gerações. Esperamos contar com a colaboração do futuro gestor de nossa cidade.

Professor Edivan Mota, diretor-executivo da Confederação Nacional da Família e da Educação


Os olhares da Igreja sobre os problemas da cidade e as soluções possíveis
Maria Leonor Gattolini

ATENÇÃO ÀS FAMÍLIAS

Queremos que: se aprove o homeschooling na cidade de São Paulo; interrompa-se o serviço de aborto nos hospitais municipais; se proíba o ensino da “Ideologia de Gênero” nas escolas do município; haja apoio às escolas comunitárias, filantrópicas e confessionais, a serem viabilizadas com recursos do Fundeb, extensivo a toda a educação básica; que a Prefeitura promova parcerias com associações de famílias para criação de centros de cultura, artes e humanidades; bem como o apoio à recuperação de habitações degradadas para famílias com três ou mais filhos;

Além disso, que haja incentivo às famílias numerosas, com redução progressiva do Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) e Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), em função do número de filhos; adoção de bilhetes de família no serviço de transporte urbano, com descontos proporcionais de acordo com o número de pessoas na família; criação, em parceria com empresas privadas, do programa “Empresas Amigas da Família”, fomentando práticas empresariais e familiarmente responsáveis, como contratações e bonificações extras aos pais de famílias numerosas, vinculando a incentivos fiscais; e criação do programa de bolsas de estudos a filhos de famílias numerosas.



Fonte: https://osaopaulo.org.br/destaque/os-olhares-da-igreja-sobre-os-problemas-da-cidade-e-as-solucoes-possiveis/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário