sexta-feira, 18 de dezembro de 2020

SAN GENNARO: O MILAGRE QUE NÃO OCORREU DIA 16 DE DEZEMBRO

 


Sangue de São Januário ou San Gennaro


Liquefação do sangue de São Januário costuma acontecer 3 vezes por ano: quando não ocorre, a tradição o entende como um sinal de alerta

Milagre do sangue de São Januário não aconteceu hoje, contrariando tradição profundamente popular na Itália: o fenômeno da liquefação do sangue de São Januário, preservado em um relicário em Nápoles, costuma acontecer 3 vezes por ano:

  • no primeiro domingo de maio,
  • no dia de São Januário (19 de setembro),
  • no dia 16 de dezembro.

O acontecimento, até hoje sem explicação científica, tem sido registrado desde nada menos que o ano de 1389, quando foi testemunhado pela primeira vez.

No dia de hoje, porém, o sangue do santo não se liquefez.

Milagre do sangue de São Januário não aconteceu hoje

Conforme noticiado pelo site do jornal Il Fatto Quotidiano, mons. Vincenzo De Gregorio conferiu o relicário após a Santa Missa das 9h, na capela de São Januário em Nápoles, e constatou que “o sangue estava absolutamente sólido e continua absolutamente sólido”.

O relicário voltou a ser guardado e novamente retirado para a Missa das 18h30, quando, novamente, os fiéis não puderam presenciar o milagre, para sua decepção e consternação.

A tradição popular, de fato, atribui à não-liquefação do sangue de São Januário um sinal de alerta ou um aviso de que algo grave pode acontecer.

Foi o caso, por exemplo, nas seguintes ocasiões históricas em que o sangue do santo não se liquefez em alguma das três datas anuais:

  • 1939: a Alemanha deu início à Segunda Guerra Mundial, invadindo a Polônia.
  • 1973: Nápoles foi atingida por uma epidemia de cólera.
  • 1980: ocorreu o grande terremoto em Irpinia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário