sexta-feira, 10 de abril de 2020

SEXTA-FEIRA SANTA



A QUEM BUSCAIS?

Pe. Gonçalo Portocarrero de Almada





"Sabendo Jesus tudo o que Lhe ia acontecer, adiantou-se e perguntou-lhes:  -"A quem buscais?" Eles responderam-Lhe: -"A Jesus o Nazareno". Jesus disse-lhes: -Sou Eu".


O que aconteceu há dois mil anos, está sempre a acontecer: de certo modo, todos os homens, de todos os tempos, procuram Jesus.

Quem procura a Cristo?

Procuram-no aqueles que, como Pôncio Pilatos, O querem matar, para se desembaraçarem de alguém que se opõe aos seus mesquinhos calculismos e propósitos de um carreirismo sem escrúpulos.

Procuram-no aqueles que, como Judas, d'Ele se querem servir para conseguir um valioso resgate, comprado pelo preço de uma ignominiosa traição, perpetrada na hipocrisia de um beijo.

Procuram-no aqueles que, como o bom ladrão, desfeita a última esperança humana, sabem que só n'Ele podem encontrar o caminho que conduz ao paraíso.

Procuram-no aqueles que, como a mulher pecadora, beijaram e lavaram com as suas lágrimas os pés do divino Crucificado. Aqueles que muito pecaram, mas mais amaram, foram por isso mais perdoados também.

Procuram-no aqueles seus discípulos que, como João, souberam perseverar até ao fim, junto do seu Senhor.

Procuram-no aqueles que, como Maria, sua Mãe santíssima, souberam desaparecer na hora dos triunfo e dos aplausos, mas aparecem na hora tremenda dos insultos e da humilhação na Cruz.

"Quando Jesus lhes disse: - "Sou Eu", recuaram e caíram por terra". Repetindo, de algum modo, este gesto, os celebrantes da paixão de Cristo, que hoje substitui a celebração eucarística, prostram-se no chão, em sinal de contrição e de adoração.

Senhor Jesus, faz que eu, pecador, também me prostre hoje a teus pés, e nas lágrimas da minha contrição, lave os meus pecados e as ofensas do mundo inteiro para que, contigo, possa, como todos os meus irmãos, ressuscitar para a vida da graça"!


Fonte: www.spedeus.blogspot.com. 10 de abril de 2020


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário