sábado, 1 de julho de 2023

PENITÊNCIA E MORTIFICAÇÃO

TEMOS ESPÍRITO DE PENITÊNCIA?

Nosso mundo vive para o conforto e o prazer. Nada de mortificação ou penitência. É algo que dá calafrios.

Talvez porque se perdeu a noção de pecado. E de reparação pelos pecados cometidos. Por nós e pelos outros. 

Mas, quais penitências? Quais mortificações? Para quê? Não são coisas que nos fazem fixarmos nosso olhar em nós mesmos? Não passamos a esquecer dos outros?

No passado era comum falarmos de grandes penitências. Pecadores arrependidos tinham como penitência fazer grandes peregrinações, jejuar por dias e até semanas. Flagelar-se...

Era uma via de sacrifício dolorosa. Foi chamada de "Grande Via".

Santa Teresinha, pelo contrário (apesar de fazer as mortificações da regra carmelita), dizia que não tinha forças para grandes sacrifícios. Contentava-se com os "pequenos", com a "Pequena Via" para se unir a Deus. Exemplo muito dado: esperar um pouco mais para beber um copo d'água. 

São Josemaría Escrivá, que sempre pregou a santificação no meio do mundo, de certa forma aprofundou a pequena via. 

Lembrei-me disso em uma dessas noites ao fazer meu exame de consciência. Vi, mais uma vez, como sou pouco mortificado, como estou longe de ter espírito de penitência. O que traz consequências, desde a vida dominada pela desordem até a quedas na falta de caridade.

Procurei o tema no livro de S. Josemaría: "Amigos de Deus". Nele, entre outras coisas, ele mostra como o cristão deve seguir o "Caminho do Senhor".

No ponto 138, de modo claro, simples, paterno, mostra-nos como devemos ser em nosso dia a dia, em nossa procura pela santificação. 

"Penitência é o cumprimento exato do horário que te fixaste, mesmo que o corpo resista ou a mente pretenda evadir-se com sonhos quiméricos. Penitência é levantares-te pontualmente. E também, não deixar para mais tarde, sem motivo justificado, essa tarefa que te é mais difícil ou custosa.

A penitência está em saber compaginar as tuas obrigações relativas a Deus, aos outros e a ti próprio, exigindo-te, de modo que consigas encontrar o tempo necessário para cada coisa. És penitente quando te submetes amorosamente ao teu plano de oração, apesar de estares cansado, sem vontade ou frio. 

Penitência é tratar sempre os outros com a maior caridade, começando pelos teus. É atender com a maior delicadeza os que sofrem, os doentes e os que padecem. É responder com paciência aos maçadores e inoportunos. É interromper ou modificar os nossos programas, quando as circunstâncias - sobretudo os interesses bons e justos dos outros - assim o requerem.

A penitência consiste em suportar com bom humor as mil pequenas contrariedades do dia; em não abandonar o trabalho, mesmo que no momento te tenha passado o entusiasmo com que o começaste; em comer com agradecimento o que nos servem, sem caprichos importunos.

(...)

_______________________

São apenas alguns exemplos, dados pelo grande santo. Mil outras coisas podemos fazer. Por amor a Deus e ao próximo. Para crescer no amor a ambos.

Que Santa Teresinha, mestra da Pequena Via, e S. Josemaría Escrivá ajudem a cada um de nós, a mim, a você, a nos santificarmos no dia a dia. Afinal, é só seguindo o Caminho de Cristo que teremos, já nesta terra, uma antecipação da felicidade do Céu. (V.O.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário